sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Programa de Ecovoluntários

O Programa de Ecovoluntários foi criado em 1994 para receber pessoas interessadas em observar estes fantásticos gigantes do mar em seu ambiente natural, e ao mesmo tempo aprender algo com os estudiosos desta espécie. Desejavam também auxiliar com seu tempo, dedicação e financeiramente a realização e a melhoria das pesquisas e dos trabalhos de preservação. Atualmente, temos a alegria de constatar que mais de 200 ecovoluntários, das mais variadas origens e formações, já participaram do Programa, viabilizando em muitas ocasiões a continuidade das atividades e acima de tudo proporcionando ao Instituto Baleia Jubarte a oportunidade de contribuir para a formação de cidadãos conscientes da urgência de se preservar as espécies silvestres do planeta.


O PROGRAMA DE ECOVOLUNTÁRIOS não é um programa turístico. As necessidades do Projeto são prioritárias ao decidirem-se quais atividades serão desempenhadas com a participação dos ecovoluntários.


Para a realização das atividades, você receberá toda a orientação necessária da equipe do Instituto. É fundamental ter uma atitude positiva no que diz respeito ao trabalho junto a um grupo pequeno e multicultural de profissionais que trabalham seriamente para a preservação ambiental, com todas as responsabilidades que este modo de vida impõe. Esta é uma oportunidade ideal para estudantes de biologia e áreas afins ou aqueles interessados em desenvolver uma carreira no âmbito da preservação marinha e ambiental. Porém, basta ter um interesse genuíno pela natureza e preservação das baleias e muito entusiasmo!


Suas atividades durante os cruzeiros consistem principalmente em auxiliar a equipe de pesquisa a localizar as baleias, observando atentamente algum indício da presença destes animais realizando comportamentos como saltos, borrifos e outros. Poderá ser solicitado a fazer anotações em fichas de registro, operar GPS (equipamento de posicionamento geográfico por satélite) ou auxiliar em alguma outra tarefa a bordo. Dependendo de seu interesse e habilidades pessoais você ainda poderá participar da organização dos dados e ajudar nos trabalhos de identificação fotográfica das baleias.


Os ecovoluntários também poderão ser solicitados a:


Auxiliar na preparação dos cruzeiros (ajudando a comprar os mantimentos da viagem)
Participar do Programa de Educação Ambiental
Auxiliar em palestras aos turistas no centro de visitantes do Instituto
Auxiliar no resgate de cetáceos (baleias e golfinhos) vivos ou mortos
Auxiliar nas saídas de campo (embarcado no bote) com a equipe do Projeto Sotalia e no ponto fixo (base de Caravelas)
O Programa é oferecido, com algumas diferenças, nas duas bases do Instituto Baleia Jubarte, Praia do Forte e Caravelas.


Continue lendo em www.baleiajubarte.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário